Esculturas

Galeria de Apolo, história e segredos

Galeria de Apolo, história e segredos

18 minutos Galeria de Apolo, história e segredos começa pela Pequena Galeria construído em 1566 por Carlos IX (1560-1574), onde tinha na sua cobertura um terraço aberto com vista para o rio Sena. Em 1594, o rei Henrique IV (1589-1610) ordenou que esse terraço fosse fechado e construído no local, uma galeria de prestígio, para expor os retratos de antigos reis, rainhas, e homens ilustres da França. Chamada na época como Galeria dos Reis (futura Galeria de Apolo) tinha como objetivo principal fazer a Continue lendo

Voltaire nu

Voltaire nu

5 minutos “Voltaire nu” que poderia ter sido chamada do: “Triunfo do espírito sobre a fragilidade do corpo” é uma escultura em mármore realizada por Jean-Baptiste Pigalle (1714-1785) em 1776. Obra que quando pronta fez um grande escândalo na sociedade época pela abusada representação do filósofo iluminista. Em 17 de abril de 1770 durante um elegante jantar que contava com alguns representantes da sociedade literária de Paris, entre os quais Denis Diderot (1713-1784) e Jean le Rond d’Alembert (1717-1783), Claude-Adrien Helvétius (1715-1771), barão Von Grimm (1723-1807), Continue lendo

As Três Graças

As Três Graças

3 minutos As Três Graças ou Cárites, são as deusas da beleza na mitologia grega, representadas nuas, em pé, e graciosamente abraçadas. Geralmente a jovem do centro, sempre aparece de costas para o expectador. Charles-André Van Loo (1763) – Museu de Los AngelesAntonio Canova (1813-1816) – Museu Hermitage Antonio Canova (1815-1817) – Museu Victoria e Albert Seguindo o estilo neoclássico do momento em Paris, Pradier e copiando como Canova também preferiu colocá-las viradas para frente, conferindo assim ao grupo, muita sensualidade e elegância. Uma Continue lendo

Milon de Crotone

Milon de Crotone

3 minutos Departamento de esculturas. França séculos XVII e XVIII. Altura: 2,70 m ; Largura: 1,40 ; Comprimento: 0,80 m. Ala Richelieu / Cour Puget / Nível entressolo / Sala 105. Milon de Crotone foi uma escultura encomendada a Pierre Puget (1620-1695) pelo rei Luís XIV (164-1715) para decorar a ala central do Jardins de Versalhes. Realizado entre 1671 e 1682, com três blocos de mármore de carrara cedido pelo 1° ministro do rei, Jean-Baptiste Colbert (1619-1683). Puget foi um dos maiores representantes da Continue lendo

Quatro cativos ou Quatro nações derrotadas

Quatro cativos ou Quatro nações derrotadas

4 minutos Departamento de Esculturas da França,  séculos XVII e XVIII. Altura: 2,20 m ; Largura: 2 m; Profundidade: 1,70 m. Ala Richelieu, entressolo, pátio Purget (cours Puget), sala 105. Em 1678, após seis anos de guerra, a paz de Nimega foi assinada entre a França e os países derrotados: Espanha, Holanda, Sacro Império Romano-Germânico e Brandeburgo (parte da Alemanha atual). Um nobre cortesão francês, marechal da França, duque de Feuillade, François III d’Aubussone (1631-1691), teve a brilhante e dispendiosa idéia de homenagear o Continue lendo

Mulher Velada ou A Fé

Mulher Velada ou A Fé

2 minutos Departamento das Esculturas. Mulher Velada (Femme Voilée) ou A Fé (La Foi), do escultor veneziano, Antonio Corradini (1688-1752) é uma escultura em mármore branco, de uma misteriosa mulher coberta por um véu sobre o rosto, identificada como alegoria da “Fé”. La Foi (ou A Fé), de Corradini. Louvre. Foto Caradec. Corradini escultor barroco do seculo XVIII, brilhava com suas obras de “tecidos de pedra”. Mestre de uma técnica comparável ao grande Michelangelo (1475-1574) e sua famosa “Pietá”. da Basilica de São Pedro, Continue lendo

Mulher assustada por um raio que acabou de quebrar uma árvore ao lado dela

Mulher assustada por um raio que acabou de quebrar uma árvore ao lado dela

2 minutos “Mulher assustada por um raio que acabou de quebrar uma árvore ao lado dela” tem como título original em francês: “Femme effrayée d’un coup de tonnerre qui vient de rompre un arbre à côté d’elle” é uma escultura em terracota, de Jean-Baptiste Stouf (1742-1826). Altura: 61 cm, largura: 37 cm, espessura 28 cm. Departamento de Esculturas: França, séculos XVII e XVIII. Ala Richelieu, Pajou, sala 221. Um longo título dado pelo escultor francês, Jean-Baptiste Stouf quando exibiu essa estatueta no Salão de Paris, em 1798, enfatizando o carácter Continue lendo

Arte Grega até o Período Romano

Arte Grega até o Período Romano

11 minutos Arte Grega até o Período Romano podemos dizer que abrange as manifestações artísticas com início na Grécia antiga (Seculo X a.C.), até ser absorvida pela civilização romana, no final do século III a.C. Arte Grega está relacionada diretamente com as regiões que somente se falavam o grego, numa mistura de vários povos ou tribos, nômades de origem indo-europeia que tinham em comum a língua e as crenças. Existiam quatro grupos étnicos localizados na península Balcânica que podemos dizer que são os responsáveis Continue lendo

Código de Hammurabi, rei da Babilônia

Código de Hammurabi, rei da Babilônia

4 minutos Código de Hammurabi, rei da Babilônia. Pedra basalto. Altura: 2,25 m ; Largura: 0,79 m ; Espessura: 0,47 m. Departamento de Antiguidades Orientais. Ala Richelieu / nível térreo / sala 227. O Code de Hammurabi é uma grande pedra de basalto escuro, esculpido com textos de leis jurídicas, redigidos na escrita cuneiforme, na língua acadiano, falada na antiga Mesopotâmia. Erigido por ordens do rei da Babilônia, Hammurabi (1792 – 1750 a.C.) provavelmente na antiga e desaparecida cidade de Sippar de Shamash, (deus-sol e da Continue lendo

Cabeça de uma estátua feminina do tipo dos ídolos com braços cruzados

Cabeça de uma estátua feminina do tipo dos ídolos com braços cruzados

1 minuto Cabeça de uma estátua feminina do tipo dos “ídolos com braços cruzados ou “Tête d’une statue féminine du type des “idoles aux bras croisés”. Escultura de Mármore. Altura: 0,27 m. Departamento de Antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas. Ala Denon / Nível entressolo / Grécia Pré-clássica / sala 170. Estátua em mármore, proveniente da Ilha desabitada de Kéros, datada entre 2700 – 2300 a.C. Considerada como uma das primeiras evidências da escultura em mármore grego, que floresceu nas ilhas das Cíclades, no início Continue lendo