Tom Pavesi Guia Conferencista

Tom Pavesi Guia Conferencista

Tempo de leitura: 5 minutos

Tom Pavesi Guia Conferencista: Brasileiro, Arquiteto e Urbanista, Guia Conferencista conferido pelo Ministério da Cultura e do Turismo da França, diplomado Técnico Superior em Animação e Administração Turísticas Locais (BTS AGTL-Paris), com especializações em: História das civilizações, História da Arte, História de Paris, História da França, Arquitetura, Patrimônios e Monumentos da França.

Seu profissionalismo, dedicação, experiência, dinamismo faz dele uma boa opção para você descobrir os segredos e peculiaridades deste imenso museu de uma forma calorosa, familiar, que somente um  guia brasileiro poderá lhe proporcionar.

Tom Pavesi Guia Conferencista
Tom Pavesi Guia Conferencista do Louvre. Foto: Clau Pasqualine.

Tom Pavesi atende a turistas individuais, grupos de incentivos e particulares, grupos em excursão, Agências e Operadoras de Viagens e outros interessados.

Meu percurso

Sou paulista paulistano arquiteto de profissão cheguei na França em 1987 para conhecer o mundo. Com uma parada estratégica em Nice para aprender francês logo comecei a trabalhar como projetista numa construtora em Mônaco.

Com pouco dinheiro e uma mochila resolvi conhecer um pedaço do mundo. Rodei na Noruega, Dinamarca, Alemanha, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, ilhas da Grécia, Israel e Egito. Enfim depois de muitas aventuras Paris foi a última etapa.

Alguns trabalhos alimentares (colhedor de uva na Champagne, Borgonha e barman) vieram completar os zeros francos do momento, até que surgiu um convite para trabalhar como arquiteto projetista de interiores para decorar um apartamento de 500m2 no estilo de Versalhes.

Um ano depois, apartamento quase pronto, o cliente foi preso por desvio de verbas do governo do Benin na África. Assegurado pelo governo francês por três anos mergulhei em cursos específicos de história da arte, civilizações e patrimônios franceses.

Algumas exames, provas e uma bancada julgadora de historiadores, me formei GUIA CONFERENCISTA em 2005.

Muitas aventuras e muitos clientes desfilaram (e ainda desfilam) comigo por essa França cheia de história e segredos. O amor pela profissão é minha grande motivação para continuar nessa vida de aventuras e viagens.

Ao criar esse site e um outro chamado Segredos de Louvre consegui unir o útil e o agradável contando mais histórias e viajando nas viagens que vocês compartilham.

Visita Guiada ao Louvre com o Tom Pavesi:

Tom Pavesi traçou um roteiro especialmente para você descobrir as riquezas do museu e suas obras de arte mais renomadas, como: a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci; Vênus de Milo, famosa escultura grega de 100 a. C. que encarna a deusa Afrodite; Vitória de Samotrácia; A Liberdade Guiando o Povo, de Eugène Delacroix), Coroação de Napoleão I, imenso quadro com 10 metros de altura realizado em 1807, por Jacques-Louis David, que retrata a cerimônia de posse do imperador ao trono da França, na Catedral Notre-Dame de Paris…e, outras maravilhas.

O Louvre foi durante muito tempo uma das principais residências dos reis franceses antes de ser transformado em museu em 1793. Situado em pleno centro de Paris e ocupando uma área de 73.000 m2, reúne a coleção de obras de arte mais importante do mundo, das civilizações antigas, com mais de 7.000 anos, ao século XIX.

Dividido em 8 setores: (1) Antiguidades egípcias; (2) Antiguidades gregas, etruscas e romanas; (3) Antiguidades orientais; (4) Artes do Islã; (5) Pinturas; (6) Esculturas; (7) Objetos de arte e (8) Artes gráficas, você irá conhecer com o Tom, uma grande parte deste imenso museu e sua história, durante 3horas. Podendo ser um pouco mais ou menos, conforme interesse e as condições físicas da pessoa.

O que é uma Guia Conferencista?

Guia Conferencista é um profissional formado em uma faculdade especializada no turismo (de 2 a 3 anos), que tem como base nos seus conhecimentos obrigatórios: história da arte, história das civilizações, história de Paris, história da arquitetura, Patrimônios Franceses.

Para se trabalhar legalmente nesta profissão é exigido pelo pelo Ministério do Turismo e da Cultura francesa, a apresentação da carteira profissional sempre que for solicitado por fiscais , agentes de segurança, estiverem trabalhando na condução de pessoas em visitas guiadas, em museus ou em qualquer Monumento Nacional da França.

O Guia Conferencista pode guiar livremente nos locais turísticos abertos ou fechados, fazendo comentários em língua estrangeira ou em francês, procurando através dos seus conhecimentos e estudos, a valorização do patrimônio local do país, no caso aqui a França.

Comentários esses que podem ser em voz alta ou através de aparelhos de fones de ouvidos (ou auriculares), onde cada pessoa do grupo escuta as explicações, de forma privilegiada.

Um bom guia precisa ter noções de história, política, economia, social, cultura, arte, turismo, pedagogia e comunicação.

Como o guia conferencista pode exercer sua profissão ?

Como trabalhador liberal, microempreendedor (em francês, “autoentrepreneur”) ou assalariado para: museus, agências e operadoras de viagens, centros turísticos, etc.

Uma tabela de honorários foi estabelecida, e normalmente é respeitada por todos os profissionais que trabalham neste setor. Mas pode haver diferenças nas renumeração do  guia contratado, por parte das agências e operadoras, devido a dificuldade de se encontrar a pessoas certa para a língua solicitada.

Um guia conferencista de língua portuguesa (e que ainda seja brasileiro) pode ser mais difícil e caro, do que um guia conferencista de língua inglesa, (que são milhares). O que se leva em conta  é a demanda por uma língua especifica.

A profissão de Guia Conferencista (Guide-Conférencier) é regulamentada pelo artigo L.221-1, do código do turismo.

Gostaria de conhecer comigo o Louvre e outros locais da França? Clique no botão abaixo para mais informações ou no botão do Whatsapp para um contato mais dinâmico. Abraços e até breve! Tom Pavesi!

4 Comentários


  1. Bom dia Tom. Fiz uma visita guiada ao Louvre com você há alguns anos atrás e gostei muito. Minha filha é sobrinha estão indo a Paris entre 31 de julho e 16 de agosto e gostaria de marcar uma visita para elas

    Responder

    1. Oi Fernanda,legal! Vou te responder por e-mail, ok? Até logo mais. Abs

      Responder

  2. Prezado Tom,
    Os seus conhecimentos da França e especialmente Paris estão amplamente mostrados nos seus comentários e artigos para nós enviados.
    Gosto muito de receber as suas preciosas dicas!
    Quando for a Paris, com certeza conto com você nas minhas andanças.
    Grande abraço sem abraço,
    Maria Angela.

    Responder

    1. Obrigado Maria Angela! Terei um grande prazer em guiá-la (os/as) em sua próxima viagem! Abraços!

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *