Tempo de leitura: 2 minutos
Broche clipe Águia da Polônia realizado por autor desconhecido entre 1640 e 1660. Entrou na coleção de Luís XIV (1643-1715) por volta de 1669 e faz parte desde 1832, da coleção da coroa exposta no Museu do Louvre na Galeria de Apolo.
Emblema da Polônia criado para simbolizar os laços de amizade e aliança tratados entre a França de Luís XIV e o rei polonês, Miguel I (1669-1673).
Análise:
O corpo da águia é composto por uma grande granada lapidada com facetas triangulares. A cabeça é encimada por um coroa incrustada por rubis e uma cruz de ouro.
As garras, a cauda e as asas da águia são compostos por cento e quarenta nove (149) rubis, todos retangulares, exceto os dois maiores da cauda que têm forma de coração e um triângulo.
A águia ostenta em suas garras “Regalias“(objetos simbólicos de uma rei ou um soberano): à da direita sustenta a o cetro de ouro, com uma pedra de esmeralda e rubi; à da esquerda, o Orbe é composto por uma pedra esmaltada em azul escuro translúcido rodeado por uma cora em granadas.
(Orbe ou globus cruciger é um símbolo cristão representado por um globo terrestre acompanhado por uma cruz, que significa o domínio de Cristo (a cruz) sobre o mundo (o orbe).
Armação da Águia da Polônia é composta em ouro como rubis, penas esmaltadas em branco e preto.
O estilo da joia indica que pode se tratar de uma obra parisiense.
Localização no Louvre:
Departamento de Objetos de Arte da Idade Média, Renascimento e Tempos Modernos.
Ala Denon, Galeria de Apolo, nível 1, sala 705, vitrine das joias do Antigo Regime.
Gostaria de conhecer comigo a Águia da Polônia” e outras obras do Louvre? Clique no botão abaixo para mais informações ou no botão do Whatsapp para um contato mais dinâmico. Até breve! Tom Pavesi!
Fonte:
- Site: Museu do Louvre.
- Instagram: museelouvre.
Link permanente
Bela e interessantíssima explicação.
Temos que sempre agradecer pela cultura.
Link permanente
Peça e história maravilhosas!
Link permanente
Obrigado pela gentileza em compartilhar comigo. Visitei o Louvre há exatos 20 anos, mas é impossível ver tudo numa só visita.
Link permanente
Um espetaculo de peça!!!
Obrigada pela narrativa …
Gostaria muito de visitar o Louvre tendo voce como guia masssssss esta dificillll o governo aqui nao coopera , quem sabe mais para frente
Boa sorte aí , que tudo volte logo ao normal
Link permanente
Riquíssimo e belíssimo broche. Obrigada e tenha uma ótima noite.