Reading time: 2 minutes
Charles de Sainte-Maure, duque de Montausier (1610-1690), realizado em 1789 pelo escultor Louis-Philippe Mouchy (1734-1801) para fazer parte da série de estátuas: “Homens Ilustres de França ou Grandes Homens de França”. Encomendada em 1781 pelo Conde de Angiviller (1730-1809), diretor geral dos Edifícios do Rei.
Charles de Sainte-Maure (duque de Montausier) foi Marechal do exército no reinado de Luís XIV (1638-1715) e é um dos mais famosos personagens da corte, suas aventuras e histórias estão bem presentes na literatura francesa.
Em 1668 foi designado pelo rei, governador (um tipo de tutor e segurança) de Luís, o Grande Delfim de França (1661-1711), principal pretendente ao trono. Mantausier era quem decidia tudo que girava entorno do delfim; profesores, governantas, empregados…
Descrição da obra:
Impressionante realismo e detalhes bem trabalhados, onde o duque de Montausier só falta levantar e sair andando pela sala.
Escultura de mármore com 1,63 m de altura, 1,03 m de largura e 0,97m de comprimento.
O bigode e o rosto com suas marcas do tempo, no blusão impresso em baixo-relevo o blasão da Ordem do Espírito-Santo, medalhão em homenagem pelos seus atos de bravuras e serviços ao rei e a França. E outros detalhes como o laços no sapatos, culote das meias, cadeira e livros.
O lenço rendado de mármore é reconhecido com um nível de delicadeza raramente visto em trabalhos em mármore.
Um conjunto de muito elegância e harmonia.
Localização de Montausier no Louvre:
Departamento de Esculturas da Idade Média, da Renascença e dos Tempos Modernos.
Galeria dos Grandes Homens, ala Richelieu, nivel 0, sala 227 (em reforma atualmente).
Gostaria de fazer um passeio guiado no Louvre? Clique no botão abaixo para mais informações ou no botão do Whatsapp para um contato mais dinâmico. Até breve! Tom Pavesi!
Fontes:
- “Montausier”, no site museu do Louvre.
- “Montausier”, por Denis Lopez, “Dictionnaire des Lettres françaises (XVII siècle)”. Paris (edição Fayard, 1997, p. 895-897).