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Touro Androcéfalico Alado ou Lamassu
Departamento de Antiguidades Orientais.
Ala Richelieu / nível térreo / sala 229.
Cada Touro Androcéfalico Alado ou Lamassu do Museu do Louvre foi esculpido em pedra monolítica, medindo 4 m de altura x 4 m de largura x 4 m de espessura.
Quando Sargão II fundou sua nova capital Dur-Sharrukin, (“a fortaleza de Sargão”), por volta de 713 a.C., no Iraque, (atual Khorsabad), cercou a cidade com um enorme muro de tijolos, construiu vários palácios, e sete portas de entradas, onde foram colocadas esculturas impressionantes conhecidas como “Aladlammû” (espíritos protetores) ou “Lamassu”, guardiões em forma de touros alados com cabeças de homem.
O Touro Androcéfalico Alado ou Lamassu é a representação simbólica em pedra, da força de um touro, a liberdade de uma águia, e a inteligência do ser humano. No caso especifico de Dur Sharruki, é a representação do rei Sargão II.
A cabeça foi realizada na técnica “escultura de vulto” (em francês: “ronde-bosse”) ou seja, em três dimensões, e o resto do corpo em alto-relevo.
A cabeça é o único elemento humano, mas tem orelhas de um touro com brinco bem ornamentados.
O rosto é de um homem, cujas feições são precisamente modeladas. Olhos expressivos, com sobrancelhas grossas unidas, e nariz bem delineado. Boca, graciosa, com um belo bigode e por um barba complexa encaracolada cobre as bochechas e o queixo. O cabelo enquadra o rosto antes de cair nos ombros.
A cabeça do homem esta coberta por uma tiara com vários chifres.
O corpo é o de um touro andando devagar com cinco pernas em vez de quatro. Aqui foi representado em dois aspectos: quando olhamos para a escultura da frente, está em repouso. Mas quando olhamos de perfil, a escultura esta caminhando.
Apenas uma asas da ave de rapina é visível, saindo do ombro até cobrir as costas.
A cauda, muito longa, também está enrolada no final.
Uma inscrição em duas parte estão gravadas entre as pernas traseiras do touro, e presta uma homenagem ao rei soberano declarando suas virtudes, e amaldiçoando para quem atacar a cidade.
Os touros, motivos de inspiração síria, são elementos característicos da decoração dos palácios assírios
As escavações foram realizadas pelo arqueólogo francês, Paul-Emile Botta, a partir de 1843 e terminada em 1855 por Victor Place e Gabriel Tranchard.
Victor Place e Gabriel Tranchard foram destaque na capa “Il était une fois la Mésopotamie”, “Once Upon a Time, the Mesopotamia”) de Jean Bottéro e Marie-Joseph Stève, n° 191 , da coleção “Découvertes Gallimard”.
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Maravilhosas descrições de peças únicas!!!!
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Obrigada por compartilhar, muito bem detalhes os artigos que vc posta.