Reading time: 2 minutes
Virgem e Menino da Santa-Capela ou “Vierge à l’Enfant de la Sainte-Chapelle”.
Proveniente da Santa-Capela de Paris foi encomendada pelo rei Luís IX / São Luís (1226-1270) para fazer parte do tesouro da Igreja e mostrar toda sua fé em Deus.
Comprada juntamente com outras relíquias que estavam em posse do Imperador Balduíno II de Constantinopla (1228-1261), como: a Coroa de Espinhos de Jesus, um pedaço da verdadeira Cruz, uns dos pregos, e a Santa Esponja (desaparecida na revolução Francesa).
Escultura em marfim realizada provavelmente entre 1250 a 1279, de autor desconhecido é considerada uma obra-prima, e um dos mais perfeitos êxitos do gótico parisiense do século XIII. Foi adquirida pelo Museu do Louvre, em 1861.
Análise da “Virgem e menino da Santa-Capela”:
Estatueta de uma grande delicadeza, construída a partir de uma única presa de elefante, em marfim.
A Virgem Maria, representada de pé, ligeiramente curvada, estende uma maça com sua mão direita ao Menino Jesus sorridente, aparentemente com 4 ou 5 anos, de cabelos encaracolados, que parece estar bem feliz, e seguro nos braços de sua mãe.
Veste uma roupa longa e justa presa por um cinto de ouro muito fino, coberto por um manto drapeado e bordado de ouro, como na roupa do Menino Jesus. Terminando com sapatos finos e pontiagudos tudo repousando em uma base ornada de losangos estilizados.
Na época da realização da escultura, a Virgem tinha uma coroa de ouro, decorada com pedras preciosas, mas que desapareceu durante a revolução francesa.
A estatueta apresenta um modelo típico de beleza do século XIII (Canon), como um rosto em forma triangular, olhos grandes em forma de amêndoas, nariz fino, com uma boca entreaberta anunciando um sorriso, mechas de cabelos ondulados escapando debaixo de um simples véu (foto em destaque).
Uma representação simbólica do 1° pecado da humanidade, com Adão e Eva. Podemos imaginar que a Virgem Maria, (sabendo do destino do seu filho Jesus), ao oferecer a maçã esteja na verdade pedindo para que Ele, através de Deus Todo Poderoso, perdoe os nossos pecados, e nos salve para o amor, paz e a vida eterna.
Amém !
Localização da obra:
Departamento de Objetos de Arte.
Ala Richelieu, nível 1, sala 503, vitrine 15.
Fonte: Museu do Louvre.
Interessado em fazer uma visita guiada ao Louvre? Então clique no botão abaixo para mais informações e agendamento:
Permalink
MARAVILHA TOM……..VOCE REALMENTE E UM EXPERT EM LOUVRE ….
PRAZER IMENSO EM LER SUAS MATERIAS …PARABENS
NEUSA MARQUES
Permalink
Nem todos nós temos o privilégio de visitar pessoalmente outros países, conhecer a história da arte guardada nos museus.
“Viajar” através de fotos também é possivel!!