O Cetro de Carlos V

O Cetro de Carlos V

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O Cetro de Carlos V ou “Sceptre de Charles V”.

Departamento de Objetos de Arte.

Proveniente dos tesouros abadia de Saint-Denis.

Estatueta de ouro representando Carlos Magno, rei dos francos (768-814) e imperador do Ocidente (800-814) sentado no trono, com sua coroa imperial. O conjunto está apoiado por uma flor-de-lis, de seis pétalas, símbolo da monarquia francesa, (Poder Real, Verdade, Fé e a Santa Trindade).

A bola ou o (em prata dourada), estão presentes em relevos decorados, três imagens da aparição de São Tiago Maior (apóstolo de Jesus) a Carlos Magno:

1° – São Tiago o evangelista com sua aureola divina, capa de peregrino e chapéu espanhol arredondado, dando ordens a Carlos Magno de coroa e longa barba segurando uma espada e a orbe, (simbolo cristão representado por um globo terrestre que dá autoridade divinas ao rei que lhe segura), ir a Compostela (Espanha) lidos invasores Sarracenos.

Nó do Cetro de Carlos V. Foto: Jean-Gilles Berizzi

2° – Carlos Magno e seus soldados se prostraram diante de São Tiago depois de descobrirem que a madeira de sua lança, plantada no chão no dia anterior, florescera miraculosamente durante a noite.


Nó do Cetro de Carlos V. Foto: Jean-Gilles Berizzi

3° – São Tiago luta contra um demônio para arrancar de suas mãos, a alma de Carlos Magno, representada na forma de uma criança nua, enquanto os restos (despojos) do rei estão na parte inferior.


Nó do Cetro de Carlos V. Foto: Jean-Gilles Berizzi

Obra realizada por artista desconhecido, para servir como um dos objetos simbólicos de sagração divina de Carlos V (1364-1380), no dia da sua coroação como rei da França, mas não é certo que tenha utilizado, talvez tenha ordenado sua realização como provisão do coroamento de seu filho Carlos VI (1380-1422).

Feito de materiais caros, ouro, pérolas, pedras preciosas (hoje substituído por elementos de vidro), o cetro de Carlos V é um luxo justificado por sua função e prestígio. Sua fabricação também servia como propaganda politica e artística do “savoir-faire” francês.

A estatueta de Carlos Magno tem um rosto com uma estrutura óssea bem marcada, maçãs do rosto proeminentes, olhos profundo, nariz fino e uma longa barba bifurcada.

Cetro de Carlos V. Foto: Siren-Com  

Este cetro é, sem dúvida, um dos mais belos objetos criados na corte da França sob o reinado de Charles V. Ele testemunha a ascendência dos objetos de artes preciosas francesas.

Carlos V, rei construtor e sábio colecionador, juntamente com seus irmãos Luís de Anjou, Jean de Berry e Filipe Audaz (ou “Hardi”), foram os grandes mecenas a impulsionarem a arte puramente francesa.

Napoleão Bonaparte também utilizou esse cetro no dia da sua coroação como o 1° imperador dos Franceses em 02 de dezembro de 1804.

O Cetro de Carlos V foi usado como um dos instrumento da “Regalia”, (objetos sagrados simbólicos de Deus para um poder temporal de um rei) em várias cerimonias de coroação, de Carlos VI (1380) até a de Carlos X (1825).

Podemos vê-lo em pelo menos em duas pinturas oficiais : Luis XV e Napoleão Bonaparte I°.

Retrato de Luís XV, de Hyacinthe Rigaud (1730). Palácio de Versalhes.
Retrato de Napoleão Bonaparte I°, de Dominique Ingres (1806). Museu do Louvre, Paris.

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