Reading time: 1 minute
Agripa é uma escultura em mármore realizada por artista desconhecido em 25 a.C. (ou 24 a.C.).
Rosto enérgico do general e homem politico romano, Marcus Vipsanius Agrippa, genro do imperador Otávio Augusto (27 -14 a.C).
Protetor das artes, vencedor de várias batalhas teve um papel determinante na vida política de Roma, e nas reformas urbanas na cidade, como o Panteão, termas, aquedutos, pórticos e redes de esgoto.
Escultura de alta qualidade plástica é uma cópia realizada possivelmente por um escultor grego, de um original em bronze romano perdido, que se encontrava no Panteão de Roma, 25 a.C.
O busto representa um homem de meia-idade com a cabeça virada para a esquerda. O cabelo com mechas curtas e planas trazidas para a frente (modelo romano).
O rosto leva em conta as marcas da idade, e é animado por uma grande autoridade que expressa na sua fisionomia. Tem um olhar particularmente sensível, sobre o qual a proeminente sobrancelha projeta uma sombra.
Entrou para o Louvre em 1807, quando Napoleão Bonaparte comprou a grande coleção de obras de arte, do seu genro e príncipe Camille Borghèse.
Localização da obra:
Departamento de antiguidades gregas, etruscas e romanas.
Ala Denon / nível térreo / sala 410. Altura: 0,46 m.
Gostaria de conhecer o Louvre como um Guia Conferencista? Então clique no botão abaixo para mais informações. Aguardo seu contato! Tom Pavesi!
Fonte: Site Museu do Louvre.