Amenófis IV ou Akhenaton

Amenófis IV ou Akhenaton

Tempo de leitura: 2 minutos

Amenófis IV ou Akhenaton, filho de Amenófis III e Tié (Tiyi) subiu ao trono entre 1352 a.C e 1334 a.C. Teve como esposa principal Nefertiti e esposa secundária Kiya, que segundo alguns historiadores seria mãe do famoso Tutancâmon.

Faraó da XVIII dinastia do Egito durante o seu reinado (1352 a 1336 a.C. ou 1351 a 1334 a.C) mudou o seu nome de Amenófis IV para Akhenaton ao impor o culto do deus solar (ou Ré) cuja manifestação visível na Terra é Aton

Fragmento em arenito de um pilar de edifício é uma escultura representado do rosto de Amenófis IV ou Akhenaton (em francês: Aménophis IV).

No início de seu reinado Akhenaton ordenou a construção a leste do templo de Amon em Karnak (Egito) um local de culto dedicado ao falcão solar Rê-Horakhty (deus egípcio, entre o nascer e o pôr do sol).

Ele fez desta cidade o centro do culto oficial prestado ao deus solar cujo poder se expressa através da estrela do dia, o disco Aton – que distribui graças aos seus raios, os benefícios na terra.

O vasto pátio estava cercado de pórticos com pilares esculpidos com imagens colossais do rei na chamada posição “osiríco”: de pé, pernas juntas, braços cruzados sobre o peito, segurando nas mãos os cetros reais.

Amenófis IV ou Akhenaton
Amenófis IV ou Akhenaton. Museu do Louvre. Foto: Christian Décamps.

Vários documentos nos dizem que o próprio rei estabeleceu as novas regras estilísticas aos seus escultures e este trabalho é fruto desses ensinamentos.

Os corpos das estátuas dos reis já não se apresentam mais como atletas musculosos representando o poder de sua função, agora ao contrário os ombros são largos e magros, o busto é quase feminino, a cintura é alta e estreita, os quadris largos e grossos, a barriga baixa e pesada.

Amenófis IV ou Akhenaton
Rosto de Amenófis IV ou Akhenaton. Louvre. Foto: Christian Décamps

O rosto também é característico desta criação real: a face foi construída com linhas retas, superfícies angulares e planas que se opõem a linhas e volumes flexíveis e curvas.

O alongamento do rosto é acentuado pela longa barba falsa que se estende em direção ao peito.

Depois de quatro anos em Tebas, Amenófis decide de fundar uma nova capital chamada Aquetaton, – “O horizonte de Aton”- , no Médio Egito, uma cidade dedicada ao culto de Aton. Atualmente em ruínas, o local é conhecido pelo cidade mais próxima chamada Amarna.

Altura. : 1,37 m. ; Largura. : 0,88 m. ; Profundidade. : 0,60 m.

Localização no Louvre:

Antiguidades egípcias / Novo Império

Ala Sully / nível 1 / sala 638.

Planta Louvre. Ala Sully. Nível 1. Sala 638.

Gostaria de fazer um passeio guiado no Louvre? Clique no botão abaixo para mais informações ou no botão do Whatsapp para um contato mais dinâmico. Até breve! Tom Pavesi!

Fonte: Museu do Louvre.

Foto Capa: Christian Décamps.

1 comentário


  1. É impressionante a semelhança do amenothep IV com os povos chinos.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *