Reading time: 2 minutes
“Retrato do velho homem e do jovem menino” ou em francês: “Portrait d’un vieillard et d’un jeune garçon’’, do pintor italiano Domenico Ghirlandaio (1449 -1494).
Têmpera sobre madeira de álamo realizado por volta de 1490, provavelmente após a morte do velho homem, encomendado ao pintor por algum parente como objetivo talvez de homenageá-lo.
*Têmpera é uma forma de pintura a base de pigmentos ou colorantes misturados com aglutinantes. Por exemplo: gemas de ovos como foi no caso nessa obra.
O certo é que se trata de um retrato póstumo provavelmente de um rico comerciante (visto o estilo e acessórios de sua roupa vermelha) importante personagem da cidade de Florença. Quanto ao jovem menino que ele carrega existe uma versão que se trata de seu neto, mas não é certo.
Um duplo retrato:
Domenico Ghirlandaio (1449 -1494) foi um dos grandes mestres da arte florentina e do renascimento italiano do século XV, quando jovem aprendeu a trabalhar como técnicas para ser relojoeiro e graças a essa experiência podemos observar a precisão do seu trabalho.
O jogo de luz oriundo da janela podemos ver os detalhes realistas dos dois personagens: os gestos de afeição e carinho da criança com seu “avô” (?) e o olhar cheio de ternura e compaixão com seu “neto” (?).
Outros detalhes impressionantes são bem representados como as mechas aloiradas dos cabelos da criança, os cabelos grisalhos, a verruga na testa e a doença no nariz do avô, claramente afetado por uma acne rosácea (rinofima).
Uma janela aberta mostrando uma paisagem irrealista de Florença com caminhos e montanhas foi uma maneira alegórica que Domenico Girlandaio encontrou para simbolizar a passagem do século XV (na qual vivia o pintor) para o século XVI, o passado e o futuro, a juventude e a velhice, a feiura da enfermidade e a beleza da saúde e a transmissão de experiências para o novo aprendiz.
Uma composição dinâmica em que os dois protagonistas se encontram numa intensa troca de olhares num simples jogo estrutural traçada por uma diagonal imaginária imprimindo ternura e emoções ao ponto que a deformidade do nariz do velho homem passa desapercebida.
Entrou para coleção do Louvre em 1880.
Localização no Louvre:
Departamento de Pinturas Italianas.
Ala Denon, nível 1, Grande Galeria, sala 710, 712 e 716.
Gostaria de conhecer comigo a Penteadeira de toalete da Duquesa de Berry e outras obras do Louvre? Clique no botão abaixo para mais informações ou no botão do Whatsapp para um contato mais dinâmico. Até breve! Tom Pavesi!
Fonte: Museu do Louvre.
Permalink
Bom dia!
Estou recebendo os Emails de vocês do guia do Louvre e estou amando, cada postagem que vocês me mandam é um novo aprendizado para mim e para meus alunos. Continue enviando suas postagens.
Desde já fico-lhes agradecida
Valéria Ribeiro Gomes
Permalink
Oi Professora Valéria! Fico muito feliz que esteja aproveitando e estudando com seus alunos as postagens!
Seu comentário é um bom incentivo para continuar!
Abraços. Tom
Permalink
Obrigada pelas postagens , está sendo muito esclarecedoras e principalmente de grande aprendizado !
Permalink
Oi,Tom. Que maravilha está sempre me atualizando, aprendendo e relembrando às maravilhas francesas. Vc,guia ultra experiente e culto, compartilhar conosco teus conhecimentos é um imenso prazer. Merci. 🙏 🙏 🙏 🙏 😘 😘 😘 👏 👏 👏 👏
Permalink
Obrigado Ceiça pelo simpático comentário! E Aaguardo seus grupos para levá-los para uma imersão no Louvre e Vesalhes!
Abraços e até breve espero!