Tempo de leitura: 2 minutos
São José carpinteiro foi realizado por volta de 1642, por Georges de la Tour (1593-1652), pintor francês de estilo barroco, iluminou a composição à base de uma luz de vela criando a cena num momento de intimidade e de ternura.
Descrição da cena:
São José está vestido com uma camisa branca com mangas arregaçadas, utilizando um avental curto revelando suas pernas e sandálias de couro. Retratado na posição três quartos, ele está inclinado para a frente trabalhando com um objeto perfurante, um pedaço de madeira, que mantém preso com o pé esquerdo. No chão, encontra-se duas outras ferramentas de carpintaria.
Bem próximo de José vemos o menino Jesus sentado de perfil, vestido com uma túnica segurando uma vela que ilumina toda a cena. A luz da chama mostra os dedos de Jesus em transparência. A composição da cena é pintada em tons marrons, como a cor da túnica de Jesus.
Nesse jogo de luz, as rugas de São José denunciam sua idade avançada, enquanto que os dedos iluminados de Jesus segurando a vela, irradia no rosto uma pureza singela e confortante. A luz da face de Jesus é o símbolo da sabedoria e da sua natureza divina.
Este jogo de claro e escuro, comum nos trabalhos de Georges de La Tour, marca a presença sagrada numa cena da vida cotidiana. A disposição dos pedaços de madeira no solo, evoca a cruz, representado assim o sacrifício de Cristo.

O resultado é de uma força visual impressionante.
Localização no Louvre:
Departamento de Pinturas / Pinturas francesas.
Ala Sully, nível 2, sala 912.

Gostaria de conhecer o Louvre comigo? Clique no botão abaixo para mais informações ou no botão do Whatsapp para um contato mais dinâmico. Até breve! Tom Pavesi!
Fonte: Museu do Louvre
Link permanente
Pintura maravilhosa. Só mesmo uma inspiraçao divina.
Link permanente
Muito bom a descrição da pintura, foi demonstrado todos os detalhes que passariam despercebidos ao se olhar apenas a pintura.