Vênus Génitrix (Afrodite)

Vênus Génitrix (Afrodite)

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Vênus Génitrix (Afrodite) foi realizada por um escultor desconhecido no final do século I e início do II d.C. É uma das melhores cópias em mármore realizada durante o Império romano, criada a partir de um original em bronze desaparecido do escultor e arquiteto grego Calímaco, por volta de 400 a.C.

Afrodite ou Vênus Génitrix (mãe em latim) é a deusa da beleza, do amor, sexualidade e da fertilidade foi representada de maneira sensual e humana, onde parece estar saindo de um banho, vestida por uma longa túnica transparente drapeado molhada colada no corpo, revelando um dos seios e uma nudez aparente ao em vez de escondê-la.

Ela segura a túnica com as pontas dos dedos da mão direita.

Vênus Génitrix (Afrodite)
Detalhes dos dedos segurando a túnica. Vénus Génitrix. Louvre.

e com a outra mão, segura a famosa maça (pomme) da discórdia, que recebeu de Páris. Jovem rapaz da mitologia grega, que a escolheu como sendo a mais bela mulher do Olimpo, numa disputa com outras duas deusas, Hera (rainha das deusas) e Atena (deusa da sabedoria e da guerra).

Vênus Génitrix (Afrodite) como agradecimento por ter sido a escolhida, prometeu a Páris que ele teria o amor da mulher mais bela do mundo, Helena, esposa do rei de Esparta, Menelau, e que ao ser raptada por Páris, deu início a Guerra de Troia.

Vênus Génitrix (Afrodite)
Maça da discórdia da Vênus Génitrix (Afrodite). Museu do Louvre.

A posição da cabeça torna a Vênus Génitrix mais humana, de modo que ela parece estar inclinando gentilmente para os seus fiéis seguidores.

Vênus Génitrix (Afrodite)
Detalhe Vênus Génitrix (Afrodite). Louvre.

O pescoço, a mão esquerda, os dedos da mão direita, o rodapé e várias partes do drapeado da túnica são restaurações recentes.

A expressão do rosto é atemporal, impassível, apenas o cabelo a torna feminina.

Detalhe pés, Vênus Génitrix (Afrodite). Louvre.

Calímaco se inspirou no trabalho do escultor grego, Policleto (400 a.C.): A perna direita está levemente dobrada e apoiada nas pontas dos dedos, essa atitude cria um movimento e uma nova tridimensionalidade que se reflete no resto do corpo.

Foi na escultura original em bronze, da Vênus Génitrix de Calímaco que pela 1° vez que o seio de uma deusa foi representado descoberto, antes a nudez feminina estava reservada somente a cortesanas, em vasos de banquetes.

O fim do século V a.C. foi um período de dúvida para os atenienses devido às epidemias de peste e à guerra do Peloponeso entre cidades gregas. Os helenos precisavam de deuses que se parecessem com eles.

Vênus Génitrix fazia parte das coleções de antiguidades de Luís XIV (1643-1710) e foi exposta por muito tempo nos Jardins das Tulherias e Versalhes. Foi apreendida durante a Revolução Francesa, e trazida para o Louvre, em 1803.

Localização da Vênus Génitrix (Afrodite):

Departamento de Antiguidades gregas, etrusca e romanas.

Ala Sully, nível térreo, “Galerie d’Athéna”, sala 348.

Fonte: Site Museu do Louvre. 

Foto capa: Tangopaso. Fotos da página: Hervé Lewandowski.

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