Reading time: 2 minutes
Departamento das Esculturas.
Mulher Velada ou a Fé (“Femme Voliée ou la Foi”), do escultor veneziano, Antonio Corradini (1688-1752) é uma escultura em mármore branco, de uma misteriosa mulher coberta por um véu sobre o rosto, identificada como alegoria da “Fé”.
Corradini escultor barroco do século XVIII, brilhava com suas obras de “tecidos de pedra”. Mestre de uma técnica comparável ao grande Michelangelo (1475-1574) e sua famosa “Pietá”, da Basílica de São Pedro, em Roma.
Mulher Velada ou A Fé, do Louvre é de uma delicadeza extrema, o tecido que caí cobrindo o rosto esconde a expressão de uma mulher sonhadora e pensante.
Corradini conseguiu criar na dureza do mármore, além de um véu transparente sobre o rosto, um tecido fino delicado sobre os seios, dando a obra, uma imagem de rara sensualidade e beleza.
Ela nos faz pensar em outra escultura do Louvre, muito mais antiga e bem mais famosa: “Vitória de Samotrácia”, (clique aqui para ler o artigo).
Essa obra sensual e pura foi adquirida pelo Louvre, em 1976.
Outras obras “Veladas” de Corradini.
Entre suas grandes esculturas de Mulheres Veladas, as mais famosas são:
“Dame Velada” (“Dame voilée)“, em Ca’ Rezzonico, Museu em Veneza, na Itália.
“O tempo revela a verdade”, (“Die Zeit enthuellt die Wahrheit”), em Grosser Garten (Grande jardim), em Dresden, na Alemanha.
E a obra de Corradini mais semelhante com a “Mulher velada” do Louvre, e quem nomes semelhantes como: “Modéstia Velada” ou “Verdade Velada” ou “Pudor Velado” ou “Castidade Velada”, (1751), se encontra na Capela Sansevero, em Nápoles, (Itália).
Gostaria de fazer uma visita guiada ao Louvre? Então clique no botão abaixo para mais informações e agendamento. Aguardo seu contato! Tom Pavesi.
Fonte: Museu do Louvre. Foto capa: Jean-Pierre Dalbéra.
Permalink
A genialidade é um Dom Divino, emociona e nos deixa perplexos, diante de sua criatividade. A representação de mulheres com estes véus, é de uma perfeição impressionante